a carregar...

mimmos | 2ª Edição

a mimmos regressa às ruas
de Agualva e Mira Sintra

5 – 14 Julho
mimmos

Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra

5 – 14 julho 2019

Depois da 1.ª edição da MIMMOS, em 2017, em que os Valdevinos Teatro de Marionetas comemoraram 20 anos e 2 anos de actividade da Casa da Marioneta, é agora com ainda mais maturidade que promovemos a 2.ª edição da MIMMOS, em 2019, para voltar a encher as praças e ruas entre Agualva e Mira Sintra.

Esta Mostra tem o objectivo de dignificar a arte da marioneta, da máscara e da manipulação de objectos, aproximando-a da comunidade. Para isso, apresentamos uma programação de qualidade, com a presença de espectáculos de artistas e companhias nacionais e internacionais em várias ruas e praças de Agualva e Mira Sintra. A par com a apresentação de espectáculos ao ar livre, promovemos um envolvimento do nosso público, num contacto próximo com as instituições e escolas da freguesia.

Para esta edição, recebemos mais de uma centena de candidaturas, que comprovam a relevância deste evento e, esperamos, elevará ainda mais a qualidade dos trabalhos que levamos até ao público.

A programação da 2ª edição da MIMMOS inclui espectáculos de teatro, animação, formação e exposição, a serem apresentados em diversos espaços da freguesia de Agualva e Mira-Sintra, devolvendo o espaço público à comunidade através de uma oferta cultural de qualidade, aberto a todo o público e para todas as idades. Com exceção da exposição e formação, todos os restantes eventos decorrem ao ar livre, para uma maior vivência das nossas ruas e espaços verdes, nomeadamente no Jardim da Anta, no Parque Urbano de Mira Sintra e no Largo da República. Enquanto associação cultural sediada num local de “periferia”, ou “dormitório”, como hoje se intitulam os centros urbanos nas fronteiras com as grandes cidades, entendemos ser necessária uma crescente descentralização da actividade cultural, para que a programação cultural não seja exclusiva destes centros, mas que passe a estar acessível a um público cada vez mais carente destas actividades.

Para fazermos da MIMMOS uma celebração, contamos com a visita de todas as pessoas que se queiram deixar fascinar por esta arte e, por isso, dirigimos este convite a todos: sintrenses e visitantes de Sintra, para que se aproximem de linguagens artísticas que, em geral, não são tão acessíveis ao público.


Queremos ser a Capital da Marioneta, da Máscara e do Objecto Animado


Elegermos as ruas e praças como o palco principal para os espectáculos da MIMMOS é a nossa estratégia para irmos ao encontro do público onde este mais provavelmente se encontra: locais de lazer, locais históricos, centros de dia, escolas, entre outros. Pretendemos demonstrar que a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Concelho de Sintra, tem também locais únicos que necessitam urgentemente de serem mais valorizados por quem os habita, visita ou neles trabalha.

Sintra é já a Capital do Romantismo e, cada vez mais, cresce o número de visitantes nos palácios e outros espaços culturais. Torna-se um desafio dar a conhecer e valorizar outros territórios do Concelho, como prova da sua diversidade e riqueza. O intercâmbio com outras companhias e associações, nacionais e internacionais, que trabalham sobre estas linguagens artísticas, contribuem para colocar o nome de Sintra no mapa do roteiro das marionetas, como festival a não perder.

http://mimmos.pt/wp-content/uploads/2019/05/mimmos-2017-1.jpg

a mimmos nas ruas



É com uma energia contagiante que pretendemos que a MIMMOS contribua para uma vivência diferente dos espaços quotidianos e que as máscaras, marionetas e outras formas animadas sejam o veículo que aproxima as pessoas às artes e aos espaços que as rodeiam. A animação de rua terá um lugar importante nesta Mostra, não só como meio de divulgação dos espectáculos de teatro, mas também como promoção da Máscara e do envolvimento do público.


valorizamos um serviço educativo


Como estratégia de comunicação e de formação de públicos, iremos promover inúmeras actividades educativas, antes e durante toda a Mostra. Na nossa programação incluímos actividades/ateliês em escolas, na Casa da Cultura de Mira Sintra teremos actividades educativas em torno da exposição de Jorge Cerqueira e será promovida uma formação de máscara com um dos maiores especialistas de terras vizinhas, Felipe Cabezas, entre outras actividades.


cine-mimmos


Este ano, acrescentamos à nossa programação um dia dedicado ao cinema e à homenagem que este tem feito às formas animadas, como outro meio privilegiado para divulgação desta arte.