a carregar...

mimmos | 2ª Edição

nas ruas, praças e jardins
de Agualva e Mira Sintra

5 – 14 Julho
biografia

Jorge Cerqueira (Portugal)


José Jorge Correia Cerqueira é artista plástico e professor de E.V., E.T., E. A. (Teatro) dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. É formado em Artes do Fogo – Escola de Artes Decorativas António Arroio e frequentou a ESBAL – Artes Plásticas.

Dedica-se à construção de marionetas desde 1992, tendo frequentado estágios de construção de marionetas com: José Ramalho e Cristina Pereira (Marionetas de Lisboa), Jordi Bertrand, Toni Rumbau,  Grupo de Marionetas Mandrágora, Diego Dámian Gilardi e Marcelo Lafontana.

Construiu marionetas para diversas peças de teatro: Os Três Mosqueteiros e A ilha do Tesouro para o TIL; Agamémnon em Aulida para o GTAM – Viana do Castelo; O Rei Vai Nu;  Pedro e o Lobo; O rei UBU; O Segredo do Rio;  A Cigarra e a Formiga; A Armadilha de Medusa, para a Casa de Teatro de Sintra.

Tem dado formação em construção de marionetas para professores. Dinamizou sessões de construção de sombras no âmbito do festival “Marionetas em Novembro”, em  Leiria. Entre 2012 e 2016 colaborou com LA VIVANDIERE (Nyons, França), onde orientou estágios de construção de marionetas.

Expõe o seu trabalho regularmente  em Portugal e no estrangeiro, tendo representado Portugal em Milão a convite do IEFP, em 2000.

Participou com o seu trabalho em Festivais de Marionetas, tais como Festafife, Mar-Marionetas, Marionetas Em Novembro, Marionetas na Cidade ,6º EIM  MONTEMOR, FIMS.

Obteve o 1º lugar em 2015 no “Concurso e outras Formas de animar – Mar Marionetas”, pela Câmara Municipal de Espinho. Está representado na coleção de marionetas do Museu de Marionetas – Lisboa, Museu de Marionetas de Macau e Museu de Antropologia de Vancouver, bem como em coleções particulares.

links