a carregar...

mimmos | 2ª Edição

nas ruas, praças e jardins
de Agualva e Mira Sintra

5 – 14 Julho
historial

Periplo Marionetas (Espanha)


Periplo Marionetas são Diana Romero e Andrés Maturana: designers, construtores e manipuladores de marionetas e histórias. Antes de iniciar esta viagem com as marionetas, tiveram outras profissões, na área do jornalismo e arquitectura, que os ajudaram a ver o teatro de marionetas como uma série de possibilidades criativas.
Começaram no mundo das marionetas entre as teorias que encontraram na biblioteca do Institut del Teatre e a prática nas ruas de Barcelona. Começaram com o estudo do movimento e do realismo na construção, para alcançar o seu próprio estilo. Mergulharam, depois, no guião, na dramaturgia e na direção artística. Testaram de forma autodidata as suas pequenas performances. Como construtores, começaram a trabalhar no mundo audiovisual e, naturalmente, entraram no mundo da publicação, iluminação e mapping.

O seu objetivo: alcançar, humildemente, o trabalho global, como aspirava Wagner, embora para ambos essa ideia adviesse directamente do trabalho de Robert Wilson. Nessa busca, chegaram a um tratamento concreto da luz, de imagem em movimento e do ator-marionetista. Tentam que o espectador se sinta dentro de uma experiência visual, envolvente, bonita e desconcertante e jogam constantemente com a sua capacidade sensorial. A sua ‘viagem’ começou em 2003, mas foi somente em 2009 que se tornaram a Companhia de Bonecos Periplo. Desde então, os seus espectáculos e marionetas estiveram em festivais nacionais e internacionais como, a título de exemplo, FIROBI Barcelona, Titirimundi Segovia, FIMFA Lisboa, FIB Brasilia, Umore Azoka Leioa, AR.CA Palencia, FIMO Oporto, Tampere B. Happening Finlandia, Bristol Festival of Puppetry UK, International Beatleweek Liverpool, Festival Mondial de Théâtre des Marionnettes Charleville-Mézière, entre outros.

Participaram, ainda, em vídeos musicais com Selig (Universal, Alemanha), 4 Gatos (Avispa, Espanha), Enrique Iglesias y Pitbull (Universal, Miami)] e em campanhas comerciais (Hema, Holanda y Optimus, Portugal).

links