a carregar...

mimmos | 2ª Edição

nas ruas, praças e jardins
de Agualva e Mira Sintra

5 – 14 Julho
biografia

Synergiacom (França)


François Manuellian – Encenador e Actor

François Manuelian formou-se em Estudos Musicais (Diploma do Conservatório Nacional em Marseille) e conta com 10 anos de carreira como músico e cantor desde jazz à world music. Depois da formação musical, procurou diversificar-se e seguir uma formação multidisciplinar enquanto actor na Choreia (Paris) em 2004. Conheceu Fabrice Eberhard e juntou-se à companhia Boramar para participar no festival Collioure (66), onde se apresentaram por sete anos consecutivos. Paralelamente, recebeu formação de Annie Hamel, Catherine Hubeau e Sébastien Bonnabel.

Apesar da sua carreira artística ser sobretudo voltada para a música e o teatro, François também participou em cinema, nomeadamente com uma passagem na série “Marseillaise”.

Enquanto criador, adapta, toca e encena as obras de Molière. Depois de “Scapin au jardin” virá uma criação em torno das obras de Tartuffe e Misanthrope, cumprindo o desafio da sua “trilogia Moliéresque”.

A sua primeira adaptação, “Scapin no jardim”, já foi apresentada mais de 120 vezes e ganhou um prémio no Festival Internacional de Nanchong em 2014.

links