a carregar...

domingo

14 Julho | 19:25

Jardim da Anta
Valdevinos Teatro de Marionetas (Portugal)

Rosa e os três namorados

Duração: 30 minutos | Público: todas as idades

Teatro Dom Roberto
Teatro tradicional português de marionetas

O Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc.XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte. Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta. O repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar.

Os Valdevinos teatro de marionetas incluem no seu repertório o tradicional Teatro Dom Roberto, as peças “O Barbeiro Diabólico”, “A Tourada à Portuguesa”, “Rosa e os Três Namorados” e “O Castelo dos Fantasmas”.

Para além do repertório tradicional acrescenta duas novas histórias originais com o Dom Roberto como protagonista por terras de Sintra, em duas das suas realidades: o mar “O Pescador” e o campo “O Moleiro e o Burro”.

Sinopse
A Rosa aproveita saída dos patrões para receber os seus namorados em casa, o Sapateiro, o Ourives e o Brasileiro que lhe prometem mundos e fundos. Depois de muita truca, truca, truca, com eles e de os esconder nos armários, os patrões chegam e é um caso sério. O patrão chama o guarda que começa a dar paulada em todos os namorados. Aproveitando a nova saída dos patrões, Rosa puxa o guarda para a cama e truca, truca, truca…


Ficha Técnica/Artística

Autor: Teatro Popular Português Bonecreiro: Fernando Cunha Construção de Bonecos: Ana Pinto Cenários e Adereços: Carlos Apolo Marceneiro: José Arruda Figueiredo Serralheiro: Joaquim Guerreiro Pesquisa: Valdevinos Design gráfico/web: Norma Carvalho Vídeo/Fotografia: Ricardo Reis Produção Ana Pinto

http://mimmos.pt/wp-content/uploads/2019/05/dom-roberto.jpg

Portugal

Valdevinos Teatro de Marionetas


mais informações


http://mimmos.pt/wp-content/uploads/2019/05/local-3-160x160.jpg
local

Jardim da Anta

Agualva
mais informações