Jardim da Anta

Programação

sem eventos

sem eventos

Como chegar
Sobre o Jardim da Anta

Jardim com cerca de 1,5 hectares, localizado na União das Freguesias de Agualva e Mira-Sintra, a poente da Urbanização da Anta.

Deve o seu nome à existência de uma “Anta”, monumento funerário megalítico da pré-história ou dólmen com corredor, datado de 3000 a.C. (tem cerca de 5000 anos).

A Anta de Agualva, considerada em 1910 Monumento Nacional, apresenta uma câmara funerária poligonal composta por sete dos esteios que a comporiam inicialmente e encontra-se ainda no lugar original, embora bastante fragmentada.

O Jardim da Anta é um espaço de dimensões médias, relvadas e com árvores de grande porte que proporcionam bastantes zonas de sombras, a presença de uma pequena ribeira, confere uma sonoridade agradável quando se verifica escorrência do seu caudal aumentando a sua potencialidade como zona de lazer.

Composto por um parque infantil, um campo de ténis, um anfiteatro e um espaço cultural, o jardim apresenta desde 6 de abril de 2017 um novo rosto aos visitantes, resultado da requalificação e musealização efetuadas pela Câmara Municipal de Sintra. Foi criado um circuito de observação do monumento com um passadiço em madeira, assente no chão, e que evidencia a ideia de paisagem sensível e intocável.

Com a requalificação, restauro e musealização da Anta do Carrascal, também conhecida como Anta de Agualva, a autarquia pretendeu devolver à sepultura megalítica a sua dignidade monumental, limpando-a e consolidando os elementos que a constituem, assim como a área envolvente, transformando-a num jardim com zonas de observação e de passagem.

 

Fonte: http://www.parquesejardins.cm-sintra.pt/index.php/module-styles/jardim-da-anta

X