MIMMOS 2017

Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra

Este é um ano especial. É o ano em que os Valdevinos Teatro de Marionetas comemoram 20 anos e 2 anos de actividade da Casa da Marioneta. É claro que todos os anos são especiais… mas, neste aniversário, nasce um projecto há muito desejado: um festival. A 1ª edição da MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra é o presente de aniversário a toda a comunidade sintrense e a toda a comunidade de artistas que se dedicam a estas artes. Numa época em que artes e artistas continuam a sobreviver, mais do que poder criar ou sonhar sem peso, e em tempos turbulentos na sociedade contemporânea, com cada vez mais divisões e discursos de ódio, é de Comunidade que precisamos. De um sentido de pertença, para procurarmos e valorizarmos o que temos em Comum e de diferente, vermo-nos ao espelho como o Teatro tão bem consegue fazer, e desenvolvermos a nossa Empatia.

Com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, que decidiram abraçar este projecto como nossos parceiros, propomos dignificar a arte da marioneta, da máscara e da manipulação de objectos, aproximando-a de todas as pessoas. Para isso, preparámos uma programação de qualidade, com artistas e companhias nacionais e internacionais e realizámos um plano educativo, com a finalidade de envolver as escolas locais. É um projecto-piloto prestes a voar a primeira vez!

Decidimos privilegiar o ar livre, em detrimento de salas fechadas, e promovemos a aproximação do público aos artistas, seja por via das exposições na Casa da Marioneta, a conversas após os espetáculos, à integração de grupos de crianças em animação de rua. Pretendemos, assim, devolver o espaço público a todas as pessoas, para que possam usufruir ainda mais das ruas e espaços verdes, tais como o Jardim da Anta, Parque Urbano de Mira- -Sintra e Largo da República.

Ouvimos muitas vezes que o Cacém, ou áreas adjacentes, são “autênticos dormitórios”, que são “periferia”, esvaziando o valor do muito que se vai criando neste território. Também a MIMMOS responde a esse desafio: o da descentralização da atividade cultural e democratização da cultura.  Queremos que a MIMMOS seja uma celebração e sonhamos que este pequeno lugar no mapa possa ficar, no futuro, associada à Capital da Marioneta, da Máscara e do Objecto Animado. Para isso, contamos com a visita de todas as pessoas que se queiram deixar fascinar por esta arte, como se fosse a primeira vez. É a magia do teatro… podermos observar tudo como se fosse sempre a primeira vez.

Valdevinos Teatro de Marionetas

Ficha-Técnica e Artística

Direcção artística: Fernando Cunha
Direcção de produção: Ana Pinto
Produção executiva: Susana C. Gaspar
Assistentes de produção: Joaquim Guerreiro, Lucrécia Alves, Pedro Garcia e Yolanda Santos
Concepção plástica: Carlos Apolo Martins e Eloísa d’Ascensão
Direcção técnica: Carlos Arroja
Técnicos de som e luz: Carlos Apolo Martins
Design gráfico e web design: Norma  Carvalho
Música original: Norma Carvalho
Vídeo/Fotografia:
Realização Ricardo Reis Imagem Ricardo Reis, Lilia Costa, Gaspar Hotel, João Solano, Pedro Oliveira. Animação/Motion Graphics Eduardo Teixeira

Apoios & Parcerias

Produção

Valdevinos Associação Cultural

Financiamento

Câmara Municipal de Sintra

União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra

Apoios

Apartamento Sintra Postal

Associação dos Imigrantes Checos e Eslovacos em Portugal

Bombeiros Voluntários de Agualva Cacém

Embaixada da República Checa

Hotel Tivoli Seteais

Museu da Marioneta

Media partners 

Estrelas e Ouriços

Jornal da Região

Jornal de Sintra

Correio de Sintra

Parcerias

APEE da EB1 António Torrado

Agradecimentos

Eliana Cunha, F.C.Produções, Teatro Frente & Verso

Associado

UNIMA P

Programação / Destaques

dezembro, 2017

sem eventos

X