Entre Junho e Dezembro de 2013, o Departamento de Pedagogia e Animação do teatromosca acompanhou a criação de um novo grupo de teatro em Mira Sintra, fruto de uma proposta lançada pelo CECD Mira-Sintra – Centro de Educação para o Cidadão Deficiente. Pretendia-se incentivar e sensibilizar um grupo de colaboradores da instituição para a técnica da expressão dramática, da improvisação, proporcionando-lhes novas aprendizagens na área através da realização de uma actividade regular de ocupação de tempos livres, fomentando o interesse pela expressão teatral e o estímulo à criação ao mesmo tempo que se procurava trabalhar a socialização e o desenvolvimento social e individual. O grupo é formado por atores adultos com Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento (DID), na sua maioria que integram as equipas de emprego protegido do CECD.

Para além de se planearem formações pontuais em diversos domínios artísticos (teatro, dança, expressão plástica), almeja-se agora a produção de pelo menos uma produção teatral por ano, que deverá ver a ter um calendário de apresentações ao público que vise, no fundo, a abertura deste projecto à comunidade.

Desde a sua criação, o teatro Duas Senas tem, actualmente, um grupo de onze pessoas afectas ao mesmo e que trabalham com a veemência necessária ao que lhes é proposto não descurando a interveniência dos mesmos para a administração e gestão do trabalho em grupo. O grupo apresenta agora uma solidez e identidade muito definida, baseada na amizade, no trabalho de equipa, na co-responsabilidade e no rigor.

Estreou-se, em 2013, com o espectáculo «Nha Identidadi», na Casa da Cultura de Mira-Sintra. Em 2014, foi criado o espectáculo «BOX – Uma Caixa para a Liberdade», que foi posto em palco no Auditório António Silva, no Cacém. No ano seguinte estreou o espectáculo «A (Grande) História do Rei Candongo», e ainda «PrimaverArte 2015 – Paisagens Artísticas», projecto em parceria com a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra e o CECD Mira-Sintra.

X